quarta-feira, novembro 08, 2006

King Abdullah Economic City

Numa das reuniões de Conselheiros Comerciais da União Europeia que tive o prazer de participar em Riyadh, foi-nos apresentado um dos novos mega projectos para o reino nos próximos anos: A construção de raiz de 5 novas cidades, todas elas comparadas com o Dubai (que foi basicamente construído com capitais Sauditas). Destas a principal e numa fase mais avançada de projecto é a “King Abdullah Economic City”.
Foi um projecto apresentado recentemente a nível oficial e que prevê custos que ascendem os 53 biliões de dólares e estimam que esteja finalizada num prazo máximo de 15 anos. Localizada a cerca de 50 Km a norte de Jeddah no mar vermelho esta cidade prevê chegar aos 2 milhões de habitantes e criar 500 mil novos postos de trabalho numa área de 55 milhões de metros quadrados.
A cidade estará estrategicamente dividida e organizada por áreas de negócios, industrial, residencial, educacional, porto, e zona de lazer e resorts.
Alguns números:
- 2 Milhões de habitantes
- 500.000 Postos de trabalho
- 50.000 Lojas
- 120 Hoteis
- 250.000 Quartos de hotel
- 13,8 Milhões de metros quadrados de porto marítimo
- 4,9 Milhões de metros quadrados de novos canais e rios inspirados em Amesterdão
- 5 Marinas de recreio com capacidade para 3.000 barcos
- 550 Mesquitas
- Campus Universitário com capacidade para 18.000 alunos

E não esquecer que este é apenas o projecto de uma das 5 cidades que vão ser criadas... olho neles!!!





3 comentários:

Anónimo disse...

Estou em Birmigham a estudar e tive conhecimento deste blog através de uma familiar que está na Arábia.. parabéns, muito interessante!!!

Anónimo disse...

é isto a globalização, com as vantagens e os inconvenientes....
gostei clarinha, beijinhos
gui
coruche

Unknown disse...

sobre a KAEC, podem ver o site: http://www.kingabdullahcity.com/en/Home/index.html
e sobre a universidade (parte dela ja vai abrir este proximo ano lectivo), q fica na ponte sul da cidade economica, em que eu trabalhei cerca de 14 meses:
http://www.kaust.edu.sa/
neste momento encontro-me em riyadh, na construçao de uma nova e eneorme universidade...só pra mulheres: Princess Nora University for Women.
abraços