sábado, setembro 02, 2006

Mulheres no KSA


Tenho recebido alguns e-mail’s a pedir para falar um pouco mais sobre a situação das mulheres aqui no Reino: por isso aqui vai.
Todas as mulheres na Arábia Saudita são obrigadas a andar com a Abaya preta a cobrir o corpo sem excepção. As mulheres sauditas usam também a cabeça coberta e o véu que cobre a cara ficando apenas com os olhos descobertos. Depois as mais conservadoras ou mais religiosas (ou a sua família) usam inclusive luvas pretas e até mesmo um fino véu que lhes cobre também os olhos. As mulheres estrangeiras regra geral usam apenas as abayas e não cobrem a cabeça, mas podem ser abordadas por um muttawa que lhes obrigue a cobrir o cabelo. Não há leis excepcionais para estrangeiros, mas regra geral não é costume as mulheres ocidentais serem incomodadas da mesma forma que são as locais.
As mulheres não podem também sair à rua sem estar acompanhadas de um familiar ou do seu marido, mas hoje em dia grande parte das mulheres sauditas passam os dias nos centros comerciais em grupos apenas de mulheres. A grande maioria tem chouffer e assim alguma autonomia e independência (é o país do mundo com o maior numero de chouffer’s). Uma mulher também não pode sair do país sem uma autorização por escrito do seu responsável (marido, pai ou irmão)
No dia a dia tudo esta dividido por sexos, desde as “family sections” nos restaurantes aos também centros comerciais apenas para mulheres algumas das áreas de diversão como parques temáticos, jardim zoológicos, etc têm dias para mulheres e seus filhos e dias para homens e seus filhos, em qualquer um dos casos “single man” não são bem vindos. Os casamentos e outro tipo de festas estão sempre divididas pela zona das mulheres e a zona dos homens e em nenhum momentos se misturam.
As mulheres e homens sem relação familiar que se encontrem juntos em locais públicos podem ter problemas se forem abordados pela muttawa. Ou seja tomar café, jantar, almoçar ou passear de carro é sem duvida um risco, mas mais uma vez para nós ocidentais a probabilidade de sermos abordados é menor, mas a verdade é que o risco existe.
Os casamentos na sua maioria ainda são arranjados entre os país dos noivos, já conheci homens com casamento marcado sem nunca terem visto a mulher, falam apenas pelo telefone e podem se encontrar com elas desde que respectivas famílias também estejam presentes e elas tem a cara coberta ou não pelo véu, que mais uma vez depende do quão conservadoras são. As noivas são escolhidas por serem de uma classe social equivalente e dependendo das possibilidades económicas do noivo.
De todos os países árabes a arábia saudita é a que tem mais poligamia sendo muito normal que um homem tenha varias mulheres, na teoria o limite é de 4 mas podem se divorciar desde que o homem assuma a obrigação de continuar a manter a ex-mulher e seus filhos com o mesmo nível de vida. A média de filhos por casal é também a mais alta do mundo de 5,7 filhos e é normal haver homens com entre 10 a 20 filhos.
No aeroporto as mulheres sozinhas que entram no país são direccionadas para uma sala onde ficam há espera que o seu responsável a venha buscar e só pode sair das sala quando estiver devidamente coberta pela abaya. Há alguma dificuldade em conseguir vistos para mulheres solteiras por isso muitos dos ocidentais que querem trazer ou receber visitas das suas namoradas tem que se casar para elas poderem viver cá ou mesmo passar temporadas.

10 comentários:

Mariana disse...

Isso é um insulto! Desculpa, mas devo falar... o povo demente e atrasado... não chegamos ao século XXI com essa mentalidade... nem teríamos chegado se assim fosse. Ainda tem a coragem em falar de DEUS - ALÁ... como se fosse o criador de tanta ruindade, injustiça e sujeira. Isso não é nem tanto cultura e sim consciência, do que é certo e errado...
Deus ajude cada uma dessas mulheres.

Anónimo disse...

Que lixo de cultura, será que o tal Alá deles aprovam essa seboseira??? Deus nos deu um troço chamado livre arbitrio, e esse direito foi absurdamente arrancado dessas pobres e infelizes mulheres que vivem como bichos na mão de homens das cavernas (se é que os das cavernas eram tão imbecis a esse ponto). As autoridades internacionais e os Direito Humanos se importam com tantas coisas e vivem querendo vasculhar o pais dos outros atrás de coisas inuteis e não tomam a frente desse absurdo que acontece na nossa cara.

Eu queria ter o prazer de dá de cara com um muttawa desses pra quebra um dente dele com um soco.

Anónimo disse...

quem tem telhado de vidro nao deve atirar pedras ao visinho

Anónimo disse...

em nome de Allah O clemente O misericordioso.
Sou muçulmana, e amo a minha religião!!!!! como se lê no início da reportagem as mulheres andam cobertas e as mais religiosas usam luvas e/ou cobrem os olhos.andar coberta é a identidade da mulher muçulmana e ponto não são mal-tratadas por seu maridos ,pais ou irmãos...são livres e utilizando essa liberdade decidiram se cobrir como forma de modéstia e de submissão á Allah -que não é o nome de um deus e sim a transliteração da palavra Deus para a língua árabe-.
eu moro no brasil e amo o país de meus ancestrais que é a Arabia Saudita.... mas infelizmente ao procurara emprego aqui no brasil muitas empresas alegaram que não me contratarião a menos que eu tirasse o véu para trabalhar....(para mim isso é vergonhoso)aonde já se viu um país aonde todos dizem ser livres impedirem alguém de praticar a sua religião-usar o véu é um ato religioso e não algo cultural-......se alguém tiver alguma dúvida a respeito do islã procure saber de muçulmanos não tire suas próprias conclusões e tampouco acredite na mídia em novelas ou em reportagens mal intencionadas. obrigada por ler até aqui..... fique na paz de Deus .... meu nome é FERNANDA AMIRAH meu e-mail e orkut é fernandaategui@gmail.com

Anónimo disse...

Voces falam em Deus dar livre arbitrio aff como vcs sao ignorante por isso voces usam do livre arbitrio pra fazerem coisas erradas, por isso o Brasil ta uma Merda de Pais , tem prostituicao, mulheres andam semi-nua, sao adulteras, so querem saber de transar com um e com outro e depois nem sabe de quem eh o filho, vcs falam das mulheres serem oprimida mas o Brasil ganha da Arabiaa Saudita com indice de violencia e morte contra as mulheres, PQ VCS NW OLHAM PRO SEU PAIS Q TA UMA BAGUNCA E DEIXA A CULTURA DOS OUTROS EM PAZ??? OLHEM PARA AS MULHERES DO BRASIL aff coitadas nem tds mas sao mto oprimida pelos homens...

João Sanches disse...

Olá Anónima (do livre arbítrio)

1- Sou português. Mas todos os problemas que descreves no e-mail tb existem cá e no resto do mundo ocidental.
2-Respeito os muçulmanos como ninguém, até os meus amigos mais radicais acompanham o meu blog e sabem que o que digo é verdade.
3- O que está em causa aqui são as proibições a que a mulher saudita é obrigada.
Relembro as minhas criticas a legislação saudita:
-As mulheres não podem conduzir.
-Não podem andar na rua sozinhas sem um tutor
-Não podem trabalhar
-São espancadas aos olhos da lei por familiares sem esta fazer nada "porque faz parte da cultura".

Se concorda com isto. Creio que não ha muito mais a dizer.
Salam.

Anónimo disse...

Aí Mariana essa é a lei do mundo árabe detalhe países ricos a cultura mais linda do mundo ouro diamantes eu amo os Emirados Árabes Unidos mas odeio o terrorismo.

Anónimo disse...

nossa estou pasma em pleno seculo xxi ainda vemos tantas barbnaridades.porque será que eles tem tanto medo das mulheres.no brasil realmente a prostituiçao ,noticias e mulheres peladas fazem uma constante ,mas vc nao ter direito de ir e vir é um crime ediondoo ...amo meu pais muito...nao consigo entender essa de bater em mulher ...ja sofri abusos de meu ex marido é horrivel ser agredida mas aqui ainda temos alguma proteçao imagina lá que ninguem as proteje ...que deus tenha pena desses homens pois irao todos arderem no marmore do inferno .....

Anónimo disse...

que deus tenha conpaxão desse povo.A mulher deve ter direitos do mesmo jeito que o homen. no brazil a sim prostituição mulheres sendo vilentadas mas temos a lei que nos protejeque esta do nosso lado. mais as mulhre da Arabia saudita nem tem a quem recorer senão a deus.vou pedir a deus que proteja essas mulhers que guardes de toda maudade,comtinui servindo a deus de todo o coração que ele vai ajudar voces .A PAS DE DEUS.

Anónimo disse...

Me relaciono com uma mulher árabe de KSA há 4 anos por intermedio da internet, digo sem sombra de duvida que nossa compatibilidade é tremenda a ponto de um casamento impossivel ainda latejar em nossos corações.
Infelizmente a materia é verdadeira, os limites impostos pela tradiçao árabe sao extremos se comparados ao Brasil, onde ja foi exposto as desvantagens de tanta liberdade.
Devemos respeitar a cultura Àrabe assim como esperamos que respeitem os fios dentais das nossas esposas nas praias deles.
E para os que criticam o Islamismo, sugiro que aprendam sobre o assunto pois é uma das mais antigas religioes e nao fosse essa base religiosa, nao teriamos sequer o cristianismo como o conhecemos hoje.
Slam, axé.
Ps: M0on, ana a7bk !!