domingo, setembro 10, 2006

Saudades da nossa função pública

O bom de viver aqui é que quando voltar para Portugal as burocracias e o mau funciona- mento da “máquina estatal” vão ser “peanuts” comparado com o que se passa aqui.
Em primeiro lugar todo o atendimento nos ministérios e empresas publicas é feito por militares. Que basicamente tem a escolaridade obrigatória (onde aprendem o corão), raramente falam inglês. É raro encontrar um sorriso ou alguém mais disposto a ajudar, e é normal que a pessoa com quem se tenta comunicar esteja com os pés em cima da secretaria e nem se digne a olhar nos olhos enquanto tento comunicar-lhe o meu problema.
Desde que cheguei que ninguém tem certezas sobre a duração do meu visto e se realmente me permite entrar e sair do país ou não. Começo a achar que nem os Srs. que criaram este sistema de vistos me sabem explicar. Provavelmente mais uma coisa importada dos EUA mas que lhes esqueceram de explicar como funciona.
O meu visto diz 6 meses e “multy entry”, ou seja, o que se entende é que posso entrar e sair do país durante 6 meses, pelo menos foi o que me disseram na Embaixada Saudita em Portugal. Mas quando chego cá a realidade é bem diferente.
Fui com uma pessoa da embaixada que fala árabe até ao aeroporto para tentar resolver a minha situação. Depois de tentar a fronteira e o serviço de vistos consegui ter 3 opiniões completamente diferentes: na fronteira dizem-me que o visto é de 6 meses “multy entry”, no balcão dos vistos e passaportes o Sr. estava com os pés em cima da mesa a brincar com o telemóvel e não se quis incomodar muito, olhou para o passaporte e diz me que já estava caducado (??!!???). Pedimos então para falar com o superior e finalmente fomos levados ao gabinete do Coronel Abdullah, (que era igual ao Saddam Hussien) estava certo que agora sim se iam resolver as coisas. Pois o Coronel diz nos que o passaporte diz 6 meses e que no sistema informático diz apenas 3 meses, e que não me pode dar nenhuma certeza. Fomos então ao Ministério responsável pelos vistos. E ai tenho uma terceira versão completamente diferente de todas as outras: apenas é “multy entry” nos primeiros 3 e é valido por 5 meses e uma semana porque os 6 meses contam desde a emissão do visto e não desde que entro no país…
E foi aqui que desisti, voltei para casa bati algumas vezes com a cabeça na parede e desabafei neste post.

2 comentários:

Anónimo disse...

Hò sheike mas que bela experiência..eu como mulher adoráva.......
tua leitora assidua..
Saara

Manuel Barbosa disse...

http://www.foxnews.com/story/0,2933,256980,00.html

Isto foi de onde tu vieste?

Manuel Barbosa