quinta-feira, fevereiro 16, 2006

O Sheik Saudita

Acabei o curso!

É óptima esta sensação de liberdade e de dever cumprido. Mas e agora? Começar a trabalhar já? Estudar mais? Trabalhar em que? Onde? No meio de todas estas perguntas só tinha uma certeza: seja o que for, que seja no estrangeiro. Já tive uma experiência internacional, Erasmus nas Canárias, em Las Palmas e foi provavelmente a melhor experiência da minha vida, mas agora queria mais e acima de tudo num sitio mais longe e com uma cultura bem diferente.

Candidatei me então ao programa Inov-contacto do ICEP, mas com poucas esperanças de conseguir entrar visto haver milhares de candidatos para um numero reduzido de vagas. Mas o inesperado aconteceu, e após variadíssimas entrevistas recebi o tão desejado e-mail: “João Sanches foi apurado para participar na próxima edição do programa Inov-contacto”.
Acho que nunca me vou esquecer da manhã em que recebi esse e-mail.

E é aqui que começa a aventura composta por 2 semanas num hotel no Porto para um curso de Gestão Internacional com os 100 apurados para esta edição (50 da fileira sectorial mais 50 da fileira tecnológica), mais 2 meses de estagio numa empresa em Portugal, depois 6 meses de estagio numa empresa em qualquer pais do mundo e para terminar mais 2 meses de estagio em Portugal. Os destinos dos estágios e as respectivas empresas apenas foram revelados no último dia do curso num jantar com toda a pompa e circunstancia com direito a representantes do governo e confesso que foi horrível. Depois de criar expectativas, acumular tensões e definirmos quais os melhores e piores destinos, alguém depois de um jantar iria revelar-nos os nossos destinos, a nossa empresa… enfim o nosso futuro.

E lá estava eu depois daquele jantar em que nada comi e com os Gin-tónicos a enganar os nervos, comecei a ouvir os destinos de todos os outros colegas e amigos, alguns reagiam de uma forma eufórica, outros de uma forma mais decepcionada mas ninguém era indiferente aquele momento. E foi ai entre uma fotografia e um cigarro acabado de acender, que oiço o meu nome, levanto me e com enorme expectativa oiço o meu destino:

Embaixada de Portugal, Arábia Saudita…..

Confesso que quando ouvi o meu destino fiz uma associação automática ao sítio que eu mais queria ir, Dubai. Sentei me e só depois de aplausos e abraços é que me apercebi que Dubai é nos Emiratos Árabes Unidos e não na Arábia Saudita, nesse momento congelei os meus pensamentos eram duvidas soltas... “Para onde raios é que eu vou??? Qual é que é mesmo a capital da Arábia Saudita?? Riade?? Não?? Onde é que fica mesmo?? Faixa de Gaza? Iraque?? Kuwait?? Islão?? Bombas? Camelos? Civilização? Burkas?” MEU DEUS….

Foi assustador, nunca me tinha se quer passado pela cabeça fazer turismo no Médio Oriente muito menos ir viver para lá, mas é exactamente o que eu queria uma cultura, civilização completamente diferente.

Estou pronto para a aventura.

E é assim que nasce este Blog, sempre adorei escrever mas sempre me assustou um pouco que lessem o que escrevo, e que melhor forma de começar se não escrevendo os relatos de uma aventura rara com a qual fui privilegiado. Escrevo para amigos e para todos os que estejam interessados em conhecer comigo pouco a pouco este país, esta cultura esta religião.

Shoo Kran,

João Sanches

4 comentários:

Anónimo disse...

Já tens um leitor!!! Prometo ser assíduo meu caro sheik! Com uma escrita assim vai ser um deleite e espero que tenhas tempo para actualizar isto quando lá estiveres. Grande abraço Ruka

Anónimo disse...

Há emoções e... EMOÇÕES!.. Acabo de sentir um leve travo a ridículo. Isto, depois de ler o que escreveste sobre o derradeiro momento em que recebes a notícia tão esperada (e transpirada!) e ver as imagens que não deixam margem para dúvidas, comprovando que há expressões que valem mais do que milhares de palavras por mais bem escritas que sejam... Revi o vídeo umas cinco vezes. Continuei a sentir o gosto a ridículo que se acentuava com o passar dos minutos. Foi assim que parei de te ver com as mãos na cabeça e deixei que fosse eu a fazê-lo (as mãos na minha cabeça, leia-se). Ando eu armada em "pseudo-intelectual" (podes continuar a chamar-me à vontade esse nome tão amistoso!), conto algumas das experiências que já vivi, sinto algum orgulho nisso, brinco que a minha vida dava um filme, reclamo mas quase sempre de "barriga quase cheia", vivi o que já muitos quiseram viver, estive onde muitos já quiseram estar, aprendi o que já muitos quiseram aprender, estive ao lado, conheci e falei com gurus que muitos quiseram apenas e só... olhar discretamente ao longe...
Escrevi, cheirei e senti... tantas "matérias" que sei, não é para todos!..

E agora, "séculos" sem te encontrar, entras outra vez na minha vida para me dizer uma coisa destas?? Achas o quê? Que não sinto o dito travo a RIDÍCULO?.. Tens noção da experiência que te espera (e que tu desesperas para viver), do quanto vais enriquecer (sim, a riqueza interior é imensurável), da visão ampliada do mundo e da vida que vais ganhar??

Claro que não vai ser tudo fácil-fácil. Que seria! "Só se aprende através da dor". Sei que adoras frases feitas. Aliás, se elas existem, como bem sabes, deve ser por alguma razão!! (private joke)
Assim, ainda que já saibas que nem tudo vai ser "pêra doce", chegarás completamente diferente e com uma visão nova do mundo e das pessoas. Mais, valorizarás aquilo que nunca pensaste ser importante e, o que antigamente poderia ser um drama, não passará de uma pedra no caminho que com grande facilidade sai da tua frente para te deixar passar...

Já sei. Cigarros, alcool, mulheres... Rien! Sê optimista. Boa oportunidade para deixares esse vício insuportável (fumar). Quando chegares, apreciarás um whisky com outro gozo (e vais só fazê-lo de vez enquando para não banalizar o acto)... quanto às mulheres, João, vais começar a saber a falta que elas fazem e depois de uma (pequena) fase de "aproveitar o tempo perdido" (ou ganho, diria), estás pronto para beijares os pés que todas nós (algumas, desculpa) pisamos!!!

Brincadeiras e coisas mais ou menos sérias à parte... escrevi estes ziliões de caracteres apenas com o objectivo de (ser chata) dizer que se não sentes, DEVES sentir-te orgulhoso. Tens motivos de sobra para isso. Agradece à estrela da sorte (que espero que também te acompanhe na "missão"). Conta todas as vivências que te apetecer, consome-as com a intensidade que elas merecem e depois volta... para se for esse o teu objectivo, partires para outro "mundo" qualquer a seguir!..

Não esqueças: DOS FRACOS NÃO REZA A HISTÓRIA...

(está bem, que chato, vou terminar agora mesmo...)

Beijinhos,

LUA

PS: Adorava poder ir dentro da tua mala com um caderno e caneta. Isto, na impossibilidade de poder levar computador. Não fosse confundirem o portátil com um qualquer objecto indecente e ser barrado à entrada...

Anónimo disse...

AHHHHH! esqueci-me...

S H O O K R A N, para ti também!!!

Anónimo disse...

João, experiência rara a que vc teve..mas penso que foi gratificante. Eu estava procurando algo sobre Jeddah e eis q encontrei seu blog.Vc é bom nas palavras, fico imaginando sua oratória... mas o bom mesmo, foi q pude esclarecer algumas dúvidas sobre A Arábia Saudita.Gostaria de saber mais sobre Jeddah, vc pode me indicar algum site??Obrigada Ane