domingo, julho 30, 2006

Trip to Bahrain


O Bahrain é um Estado insular do Golfo Pérsico composto por um conjunto de ilhas e deve o seu nome à maior delas. A capital é Manama e a economia baseia-se no petróleo, pérolas e turismo. Este estado é radicalmente mais liberal que a sua vizinha Arábia Saudita sendo permitido o consumo de álcool, carne de porco, as mulheres podem conduzir e não são obrigadas a cobrir-se com nada, há cinemas, teatros, bares, discotecas, etc etc! Aos fins-de-semana existe uma autêntica “peregrinação” rumo ao Bahrain por parte dos Sauditas e Expatriados residentes no KSA há procura das liberdades que lhes são proibidas. As quartas-feiras formam-se longos engarrafamentos na “King Fahad Causeway” (ou ponte do pecado/perdição como lhes chamam os mais conservadores), uma ponte de 25km que liga estes 2 países com um forte controlo fronteiriço.
E este fim-de-semana foi a minha vez, depois de resolvidas todas as questões do meu visto, metemo-nos à estrada. Para quem vem da Arábia Saudita é realmente o paraíso, no momento que se cruza a fronteira sente-se um alívio enorme e uma vontade enorme de abusar de tudo o que nos é proibido a apenas uns poucos km de distância.
Aqui vê-se um pouco de tudo, desde mulheres de mini-saias, a mulheres de Abaya e véu a cobrir o rosto ao volante de um carro, mulheres a trabalhar, apenas alguns restaurantes de bairro têm “Family Section”, e muito pouca divisão entre sexos nos locais públicos.
A mistura de cultura cria algumas situações estranhas como a de estar numa piscina de hotel com mulheres em bikini e outras completamente cobertas pela abaya e véu. As temperaturas em media são um pouco mais baixas do que em Riyadh, mas bem mais insuportáveis. Fazendo uma pequena analogia diria que Ryadh é uma Sauna e o Bahrain um Banho Turco.
Mas o estado do “King Hamad Bin Isa”, é mais do que um país que oferece as liberdades proibidas no seu pais vizinho, a cidade é bastante cosmopolita com arranha-céus e edifícios futuristas. Tive também oportunidade de visitar o circuito do Grande Premio do Bahrain, as praias, poços de petróleo e a Tree of Life, uma árvore que vive isolada no meio do deserto.

1 comentário:

Anónimo disse...

Juanito,

Me voy hoy de vacaciones, con tu hermano e my pequeño «Primo de Zumosol», y te deseo unas calmas vacaciones...
Te quiero ver pronto...Salud!!!
A ver se esses c.a.r.a.l.h.o.t.e.s. te deixam viver a «NOSSA» vida...

Grande abraço do mano