domingo, maio 14, 2006

Life @ Compound


Já tenho casa! A minha residência durante os próximos 6 meses vai ser no Ranco Village www.ranvil.com.
Visto de fora parece uma prisão de alta segurança, altos muros com arames farpados, pequenos tanques em cada uma das esquinas. A primeira vez que se entra a visão é algo assustadora. Explico, na primeira entrada estão sempre uns 7 ou 8 militares fardados (as vezes mais), do lado esquerdo um pequeno bunker com sacos de areia esconde uma metralhadora com dois soldados, ao lado deste bunker uma casota com uma cancela onde todos os carros são inspeccionados à entrada, espelhos para verem por debaixo do carro, a mala e o capou são devidamente inspeccionados. Se alguém tentar entrar pela zona da “saída” terá como surpresa umas lagartas que rebentam todos os pneus do carro. Depois de passar por tudo isto é nos aberta a cancela e ai temos que percorrer um percurso de “zig-zag’s” entre paredes de betão ao longo de uns 200 metros e quando se chega ao final há que voltar para trás. Depois de fazer este percurso encontramos mais uma casota com uns portões grandes fechados, ao lado um tanque com mais alguns militares em cima a torrar ao sol. Nesta casota temos que nos identificar e quem não for morador do compound, tem que ser convidado por um ou entrar com um morador, além disso tem que deixar a sua identificação a porta em troca de um cartão de visitante. Depois de tudo isto entramos no paraíso dos ocidentais. Aqui não há as estritas regras sauditas, as mulheres tiram as suas “abayas” e vestem biquinis, os homens podem estar de calções de banho. Aqui a vida é normal. As ruas parecem um típico bairro dos arredores de uma cidade americana, casinhas térreas ruas calmas onde as crianças podem brincar e todas as condições necessárias para ter alguma qualidade de vida. Piscinas, sauna, ginásios, escolas, campos de ténis, squash, parque infantil, restaurante, minimercado, skate park, fazem passar o tempo neste pequeno mundinho ocidental dentro da Arábia Saudita.
Até agora estou adorar a minha nova residência, tive imensa sorte com as pessoas que cá vivem, a começar pelos portugueses. Quando cheguei (quinta-feira, primeiro dia do fim de semana saudita) tive logo direito a churrascada na piscina depois de uma tarde solarenga e com uma mistura fantástica de pessoas de todas as idades e de todas as nacionalidades (Portugueses, Colombianos, Brasileiros, Ingleses, Franceses, Gregos, Espanhóis, Americanos), o serão prolongou-se noite dentro com um ventinho agradável que refresca o calor da noite. Nestas jantaradas juntam se pessoas de outros compounds, e regularmente convida-se ou somos convidados para nos juntar-mos em outros compounds vizinhos.
O dia a dia é fantástico, toda a gente se conhece e os tempos livres são passados de volta da piscina ou nas diversas actividades do compound é realmente perecido com a vida de ferias numa urbanização algures no Algarve. Neste ambiente abstraiamo-nos do que se passa lá fora e esquecemo-nos das rígidas regras da sociedade Saudita.
Agora estou na fase de instalação no meu apartamento, tem um quarto, uma sala e cozinha, mas ainda precisa de alguma decoração e muitas compras, prometo mais um a vez umas fotos para breve.

2 comentários:

Anónimo disse...

Parece-me que não andas assim tão mal tratado, pelo menos ja tens bikinis e tudo!! beijinhos das vizinhas do lado

Anónimo disse...

Olé!!!
O sítio parece bem giro!! E com tanta coisa para aproveitar, ginásio, piscina, sauna... Assim sim já vale a pena... eh!eh!
um beijinho