quarta-feira, junho 14, 2006

Voltando à censura

O tema da censura acima de tudo diverte-me, porque tudo o que há censurado, também se consegue sem o estar com muita facilidade. A Internet está censurada mas há empresas que oferecem o mesmo serviço por satélite que não está. A televisão é controlada, mas toda a gente tem antena parabólica, a musica ainda hoje não é muito bem aceite e até há alguns tempos os muttawas arrancavam os rádios dos carros e ainda hoje muitos táxis não o têm. Mas entretanto divertia-me a tentar descobrir os critérios de censura que são aplicados aqui, mas desisti, julgo que não existem critérios. Imaginem que vão comprar um colchão de piscina para as crianças, e na caixa vem uma foto de uma mãe a brincar com as suas crianças na piscina, aqui as crianças estão... mas a mãe não! Ou seja está, mas pintada de preto, com sorte deixam-lhe a cabecinha de fora. No tecto do centro comercial há cartazes de anuncio a um perfume onde só aparece a cara de uma senhora, e mesmo a assim a imagem da cara esta tremida. Algumas revistas quando folheadas reparamos que todas as mulheres se vestem de preto, lá esta mais uma vez a censura.
Resolvi então explorar um pouco mais este tema, e o melhor sitio que encontrei foi uma loja de música. Depois de passar pela secção de musica Saudita onde todos os cd’s são iguais porque tem apenas um Saudita (tipo Nel Monteiro) de toga na capa, nada mais, chego a zona da musica como eu a conheço e “voi-la”, que maravilha… todas as meninas: Britney Spears, Jennifer Lopez, Pussycat Dools, Anastacia, Shakira todas tapadinhas com manchas pretas, vermelhas e verdes nas zonas onde estava pele. Não pude deixar de comprar uns exemplares.
Outra coisa que não percebi foi o porquê censurar a capa dos DVD’s de musica se depois o vídeo interior não o está? Enfim. Depois de comprar os cd’s e de os abrir, resolvi ver se as páginas interiores também estavam pintadas ou não e lá está, o das Pussycat Dolls continuavam todas pintadinhas, mas a Jennifer Lopez nas páginas interiores exibe grandes decotes, mini saias e pequenos bikinis.
Foi aqui que deixei de tentar perceber os critérios de censura.




Tudo o que esta a preto e vermelho sao as partes censuradas

1 comentário:

Anónimo disse...

ao ler este blog nao deixo de reparar que o autor se sai as vezes com alguns comentarios,nao digo racistas,mas preconceitoosos,nao falo deste post em particular,que ate achei engracado!!!tente aproveitar melhor a oportunidade que tem para se libertar de alguns preconceitos!!peco desculpa pelo portugues!!e mm assim digo continua com o bom trabalho que bem ou mal nos mostra outro tipo de sociedade!!!