domingo, outubro 01, 2006

Jeddah

Jeddah é banhada pelo mar vermelho, é a segunda maior cidade da Arábia Saudita. Apesar de estar situada a apenas 400 km de Meca, Jeddah é uma cidade bem mais liberal que Riyadh. A diferença pelo que percebi existe por ser uma cidade portuária e desde sempre esteve mais habituada aos turistas religiosos e comerciantes estrangeiros que aqui se fixavam. Hoje em dia os habitantes, muitos deles, não são puros sauditas, mas sim descendentes de estrangeiros de outros países árabes que aqui se fixaram. Em Riyadh os habitantes são os puros Beduínos (ou Bédu para os amigos). Outro motivo para a grande diferença entre Jeddah e Riyadh é o facto de quase não haver Muttawas.
Nas ruas as mulheres andam com as caras descobertas sem véu (apesar de continuar a ser obrigatório o uso da abaya), vêem-se mulheres a fumar (em Riyadh não é permitido) e há restaurantes super cosmopolitas.
Não tive muita oportunidade de ver a cidade porque ficamos hospedados num resort privado para Sauditas. Eles chamam-lhe de Resort, mas para mim parecia me mais um compound para sauditas com praia. Tinha uma área gigantesca e imensas ilhas construídas que faziam lembrar a “palm” do Dubai.
Lá dentro,por ser propriedade privada, vêm se mulheres sauditas sem abaya e a conduzir carros. Foi estranha a sensação pois estava dentro de uma Arábia Saudita totalmente liberal!! Obviamente que este “totalmente liberal” vem da boca de alguém que veio de Riyadh porque apesar de tudo, as praias são privadas, ou seja cada casinha tem à sua frente um bocado de areia, as poucas mulheres que vi na praia estavam com fatos de banho que mais pareciam fatos térmicos ou ate mesmo de abaya vestida, como foi o caso das que vi a passear de moto de agua.
Numa das noites que estivemos lá celebrava-se o único feriado do país, o Kingdom Day e aqui dentro por primeira vez podemos ver uma “mini celebração”. À noite de volta da marina centenas de carros topo de gama e de alta cilindrada passeiam pelo Resort com jovens em plena euforia. Dentro da marina as esplanadas estavam cheias de jovens a fumar chicha e a beber o seu chá, homens e mulheres misturados algumas delas sem abayas e sem nada a cobrir a cabeça, apesar de terem sempre o corpo todo coberto numa noite de 40º húmidos graus. A proporção homens mulheres deveria rondar os 30 para cada uma. Eram raros os que estavam na marina vestidos com o “tobe”, todos eles vestiam marcas internacionais como Versace, Hugo Boss, DKNY, etc.
Por momentos pensei que estava noutro país com tanta animação e tantas liberdades, mas pelo que percebi isto é do mais liberal que se pode encontrar nas terras dos Al-Saud.

E não, não encontrei o Bin Ladin, mas é curioso ver tapumes das obras da Bin Ladin Corp. a construir edifícios e quem sabe um dia a construir arranha-céus….






9 comentários:

Unknown disse...

Estou neste preciso omento em Jeddah. Em prieiro lugar quero corrigir a distancia de jeddah a Meca. São 80 Km e não 400, como afirma. Depois a sua concepção de liberal é muito duvidosa. Não conheço Rhiad, confesso, mas pelo que estou a ver Jeddah é a cidade mais censurada em todos os aspectos que eu vi. De um modo geral posso afirmar que o Reino da Arábia Saudita só tem paralelo com o Irão no que respeita à ausencia de liberdade, tal como a entendemos no ocidente. Não estou a censurar estou apenas a constatar. Para qualquer ocidental o que aqui se passa é no mínimo incompreensível, inconcebível. Não será melhor voltar cá e passear pelas ruas em vez de ficar num qualquer resort para turista ver?
Cumprimentos. jpp

João Sanches disse...

A diferença de liberdades entre Jeddah e Riade é significativa.
Tive oportunidade de conhecer muito bem Jeddah pela mão de amigos sauditas e são sem duvida realidades completamente diferentes. Jeddah é o local de fuga nos fins de semana e ferias para os estrangeiros e sauditas mais liberais, em busca de uma maior liberdade. Acredite, vindo de Riade, Jeddah é um paraiso...

Unknown disse...

Olá, estou a trabalho na operação hajj em Medina com mais 21 colegas, nenhum de nós somos muçulmanos não podemos sair do hotel pois para eles isto aqui é solo sagrado e nós como somos infiéis não podemos ir a lado nenhum, vamos para Jeddahdentro de 1 semana, porém ja lá estivemos e acredite que é mesmo fantástico nem se compara só de ter a liberdade de poder andar a rua e poder ir a praia não tem nada a ver! Viva Jeddah!

JULIETA AMRTINS disse...

ADORARIA CONHECER JEDDAH, FICO HORAS VENDO FOTO DESTA BELA CIADE
UM ABRAÇO
JULIETA

Unknown disse...

olá, chamo-me Miguel, sou português e vou para Jeddah em breve, há por aí quem fale a língua de Camões?

João Sanches disse...

Oi Miguel! Daqui fala Camões. Conta!

Unknown disse...

No princípio do mês de Março vou para Jeddah trabalhar.
Há alguns portugueses por aí?

Unknown disse...

Olá! sou portuguesa e recebi uma proposta de trabalho para um hospital em Jeddah! alguém me pode dizer como é viver em Jeddah? por um lado gosto de novas aventuras e tenho muita vontade
em conhecer e viver numa cultura completamente diferente, por outro tenho receio de não me conseguir ambientar e viver em Jeddah! alguém me pode dizer umas dicas! Obrigada !

Unknown disse...

Ola! sou portuguesa e recebi uma proposta de trabalho num hospital em Jeddah. Alguém me pode dizer e partilhar como é viver em Jeddah? Por um lado tenho uma enorme vontade de enfrentar esta nova aventura e viver numa cultura totalmente diferente da nossa, por outro tenho algum receio de não me conseguir ambientar e de viver em Jeddah. Alguém me pode dar uma dicas! Obrigada!