segunda-feira, outubro 02, 2006

Ramadan Kareem

O Ramadão é o mês sagrado no qual os muçulmanos praticam o jejum ritual. Este é um período sagrado de renovação da fé, da prática mais intensa da caridade e vivência profunda da fraternidade e dos valores da vida familiar. O jejum faz-se do nascer ao pôr-do-sol e aplica-se para a comida, bebida (inclusivé água), fumo e relações sexuais. Durante este período é mais frequente ir se à mesquita e para alem das 5 orações diárias recita-se mais uma chamada “Taraweeh”, que começa ao início da noite e segue noite fora.
Este ano o Ramadão começou a 24 de Setembro, este dia pode variar em alguns países muçulmanos, mas a grande maioria segue a data fixada pela Arábia Saudita. A data de início nunca é certa, isto porque nós seguimos o calendário solar e o Islão segue o calendário lunar em que cada ano é cerca de 15 dias mais curto que o ano solar (e estamos no ano de 1427).

Agora feita a apresentação formal do Ramadão vamos para a descrição do dia a dia aqui no reino:

É O CAOS…
Tolerante como é a Arábia Saudita não se podia esperar outra coisa: o jejum é estendido a todos! Muçulmanos ou não o jejum é obrigatório, imposto por lei e quem não cumprir…cadeia. Felizmente trabalho na embaixada e não é grave por estar em território português, mas em todas as outras empresas os não muçulmanos tem que ir comer qualquer coisa as escondidas para a casa de banho ou em salinhas a parte fechados à chave. Aqui tento ter respeito pelos meus colegas e não me pôr a comer à frente das caras pálidas e sem forças deles. Durante o dia tudo está fechado, apenas as empresas e os serviços básicos estão abertos. Comercio, restaurantes, etc mudam o seu horário para depois do pôr-do-sol e matem-se abertos toda a noite. O horário de trabalho para a maioria é reduzido, basicamente e resumindo não fazem “nada” durante o dia.
Após o “Maghrib”, reza do final do dia, o caos instala-se toda a gente sai para a rua desejando o seu merecido “Iftar” ("pequeno almoço" de quebra do jejum). Os restaurantes enchem-se de famílias, grupos de amigos com mesas fartas de comida. Os restaurantes estão preparados e tem menus próprios, para um saudita é muito importante uma mesa coberta de comida, mesmo que sobre mais de metade.
Depois disto, é como se fosse um “dia” normal, ao longo da noite ate bem tarde vem-se os hipermercados cheios, pessoas a comprar roupa as 3 da manha ou mesmo num stand a escolher o carro novo!
O trânsito durante a noite é qualquer coisa de inexplicável, é o caos, tudo engarrafado, carros a ultrapassar a alta velocidade pela terra batida fora do asfalto, carros em sentido contrário, faixas de rodagem inventadas.
Para uma grande parte de sauditas o Ramadão não passa de um mês com horários diferentes, pois dormem o dia todo e vivem durante a noite.
Alem de tudo ainda são batoteiros…..

5 comentários:

Anónimo disse...

jota!
farto-me de rir com as tuas descrições!! além disso tenho muçulmanos no meu escritório, pelo que entendo o que dizes da batota!! os meus nao sao fundamentalistas pelo que consigo falar com eles sobre este assunto!
bjs e cá te esperamos no patamar!!

Elise disse...

Por acaso uma boa parte das mulheres sauditas são obesas (pelo que li na Al Jazeera).

Como não podem frequentar ginásios ou deslocarem-se sozinhas, é difícil fazer exercício.

ÁguaDiCoco disse...

uma coisa é ter umas luzes sobre a religião muçulmana, a discriminação feminina, o Ramadão, e todo o seu significado, etc..outra é ter os relatos da realidade crua e dura, como tu nos contas.. (no fundo, somos todos bem iguais e os estômagos então..todos querem comidinha!).. continua com esses belos relatos!

Anónimo disse...

Um povo de MERDA, os árabes, é claro!!

UM bom "blog!!

Continue....

Anónimo disse...

anonimo said vc e uma merda q nao tem respieto pra outra culturas vai se danar