quarta-feira, outubro 04, 2006

O brinquedo dos meninos

Fui convidado por um argentino veterinário da equipa equestre do King Abdullah para ir ver uma corrida de cavalos ao hipódromo de Riyadh. Confesso que nunca tinha ido a um hipódromo à seria, mas fiquei impressionado com este. Segundo o que me disseram é um dos maiores e melhores hipódromos do mundo. Lagos, jardins, fontes, cavalariças tudo deslumbrantemente bem cuidado. Tem ecrãs gigantes, um canal de televisão próprio, etc. Quando entramos reparei que na entrada principal o veterinário que ia noutro carro teve que dizer no check point que estávamos com ele para poder entrar, nada que me surpreendesse aqui. Quando chegámos ao hipódromo e depois do deslumbramento inicial começo a reparar em pequenos pormenores como: a plateia para o publico era mínima para uma estrutura daquele tamanho, uns 400 / 500 lugares na zona dos homens e outros tantos na zona das famílias, alem disso estes eventos acontecem poucas vezes ao ano e no público não estariam mais de 50 / 60 pessoas. Na minha pura ingenuidade lá resolvi perguntar ao argentino que me explicasse que se passava. E pronto, a resposta foi bastante óbvia e até me senti estúpido por perguntar: “ Isto é o brinquedo do rei e dos príncipes, não há apostas, não se pagam entradas e quase que não há publico…toda esta estrutura não tem qualquer tipo de rendimento…”
Obvio… nem sei porque é que ainda pergunto…

Por cima das bancadas um edifício todo em vidros esconde o restaurante panorâmico e os aposentos do rei e dos príncipes. Cada um deles tem uma equipa completa: jockey treinadores, veterinários manager de equipa, etc etc. Como se isto não chegasse à volta do hipódromo principal há varias quintas de criação e treino dos cavalos, cada príncipe tem a sua. Cada uma destas quintas tem um palácio, jardins, estábulos e claro… o sue próprio hipódromo particular para treinarem.
Ao passear no google earth por esta zona encontrei pelo menos umas 6 quintas destas e mais tarde em conversa com um Austríaco que trabalha numa empresa que participa na construção dos palácios, diz me que esteve num desses e que tem 145 quartos e uma piscina / lago do tamanho de um campo de futebol. Ou seja o hipódromo é apenas um pormenor.




1 comentário:

Anónimo disse...

olé!!
a última semanita desta tua aventura!
bjnhs manela